Pele

Beleza: Seus pés merecerem atenção

 

 
Eles, literalmente, nos carregam para todos os lados e, muitas vezes, sãos os últimos a merecerem a nossa atenção e cuidados diários. Pequenos ou grandes, finos ou largos, os pés, por incrível que pareçam, são uma região do corpo super sensível e ressecam com facilidade.
Durante o verão, os nossos pezinhos ficam a mostra e, nessa hora, muitos de nós lamentam (e muito!) a falta de cuidados com os “nossos amigos”. Uma das principais reclamações são os calcanhares rachados, que além de incômodos (e horríveis) comprometem toda a produção.
 

O que causa?

Os pés ressecam com muita facilidade.  Quando isso acontece, a pele, numa reação de defesa, desenvolve calosidade e zonas ásperas, que provocam as rachaduras. As causas variam desde o excesso de peso até a escolha do calçado.
Mas, atenção meninas. Caso a sua fissura seja profunda, dolorosa e provoque sangramento, não pense duas vezes: procure um dermatologista.
Se você também está preocupado com o aspecto de “lixa” da sola do seu pezinho. Relaxa. O blog separou algumas dicas para
combater as rachaduras dos pés e deixá-los lindos e maravilhosos para desfilar durante todo o verão.
  •  Quando sentir o calcanhar ou a sola dos seus pés um pouco mais grossa passe pedra pomo ou lixa fina nos pés úmidos, o que ajudará na eliminação das células mortas.
  •  Sempre que possível faça uma esfoliação, “caprichada”, dos seus pezinhos.
  •  Mergulhe os pés na água quente em torno de 10 a 15 minutos. Além de relaxante, a água quente melhora a circulação sanguínea dos pés.
  • Cuidado com os ponteiros da balança: o excesso de peso sobrecarrega os pés e engrossa a pele
  •  Hidrate sempre! Existe no mercado uma série de produtos específicos para os seus pezinhos.Passe o creme hidratante ao redor dos pés, entre os dedos e nos calcanhares
  •  Redobre a atenção na escolha dos sapatos: o salto algo aumenta a pressão nas pontas dos pés e a parte anterior da sola, deixando a pele mais grossa e áspera. Já se você, como eu, é fã de sandálias rasteirinhas e sapatilhas, os nossos calcanhares são as principais vitimas. Se você sentir que a região está com fissuras escolha um sapato com salto médio. Vale à pena.
  •  Use diariamente, após o banho, creme a base de uréia, ácido glicólico, ácido lático ou ácido salicitico. As substâncias amaciam a sola do pé e combatem as rachaduras. Mas, atenção meninas: se você for diabética redobre os cuidados ou consulte o seu médico antes de usar o produto.
  •  Não esqueça de passar o protetor solar
Após escrever esse post tenho que admitir: os meus pés são guerreiros. Durante todo o ano eu praticamente não cuido dos “coitadinhos”. Quando sinto a sola dos pés mais grossas daí eu lembro que preciso fazer uma esfoliação e passar um creme hidratante.
Tenho pavor de calcanhar rachado. Acho horrível, tanto que evito calçados abertos na parte de trás.  Agora espero tomar vergonha na cara e redobrar os cuidados. E você: cuida dos seus pés o ano inteiro ou também sofre com as fissuras nas solas dos pés? Deixe o seu comentário!
Meninas, espero que vocês tenham gostado!
Beijos
Pin It

Speak Your Mind

*