Leitura

Dica de Leitura: Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia

Ele criou um estilo único e exuberante, integrando o funk e o soul aos ritmos brasileiros. Sim, estamos falando do cantor Tim Maia, uma grande referência da musica popular brasileira cujo tive o prazer de conhecer a sua história no livro Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia, do jornalista e produtor musical Nelson Motta.

DIAS ESTILOSOS TIM MAIA

Com uma linguagem envolvente, Nelson Motta proporciona aos leitores a intimidada do pai do soul, não apenas do artista, mas do ser humano com seus excessos (alimentares, de bebida e drogas) e limitações (medo da solidão e amores não correspondidos, por exemplo). Um fato curioso foi à forma como o autor encontrou para dividir os capítulos, com fotografias que remetem ao período retratado e informações sobre o peso do cantor.  Vejam:

DIAS ESTILOSOS TIM MAIS 2 DIAS ESTILOSOS TIM MAIS 4DIAS ESTILOSOS TIM MAIA 1

O livro garante boas risadas e, também, muitos momentos de reflexão, já que o cantor pagou o preço por sua ‘liberdade’, com inúmeras brigas e processos judiciais com gravadoras, empresários e músicos. Além, é claro, da sua ‘estratégia’ para fugir ou não comparecer aos shows e outros compromissos profissionais. Lembro de uma vez, quando era criança, que o Tim Maia não compareceu a um programa ao vivo do Faustão. E que o apresentador ficou de hora em hora implorando para o cantor aparecer. E, para minha alegria, este episódio foi retratado no livro.

Enfim, Tim Maia era uma pessoa intensa e única.  Com um vozeirão inconfundível e uma vida repleta de exageros e amores intensos.  Depois de conhecer a história de Sebastião Rodrigues Maia e também o processo de composição das suas músicas, confesso que me tornei uma grande fã. Alguns hits, como: Primavera, Gostava Tanto de Você, Azul da Cor do Mar, Você, entre outras, foram incorporadas a playlist do meu carro e deixaram o meu trajeto até o trabalho mais inspirado.

Além disso, o  livro serviu de inspiração para o filme do cantor, que ficou em cartaz nos cinemas em 2014. Vejam o trailer do filme:

E vocês. Já leram o livro? Assistiram o filme? Deixe o seu comentário.

Beijos

Pin It

Speak Your Mind

*