Variados

Dicas para reduzir o consumo de água  

Até pouco tempo atrás, falar de economia de água em um país que detêm a maior reserva de água doce do mundo era papo de ambientalista chato. Pois é! Mas agora, com a escassez de água nos estados da região Sudeste, o uso racional da água tomou conta dos noticiários e também do bate papo entre vizinhos e até amigos na mesa do bar (e antes que você pense: nossa que exagero! Tive essa conversa na semana passada com um grupo de amigos durante um happy hour).

O lado bom de todo esse caos – sim, eu sempre procuro ver o lado positivo das coisas ruins – é que a população passou a utilizar este recurso natural com mais consciência e, principalmente, com a certeza de que as nossas reservas de água não são infinitas como muito de nós (inclusive esta que vos escreve) imaginava! De acordo com dados da ONU se não houver mudanças de hábitos no curto prazo, até 2030 quase metade da população global terá problemas de abastecimento. Os números são preocupantes e acho que cabe a nós preservar este recurso para as próximas gerações. De que forma? Economizando!

DIAS ESTILOSOS DESPERDÍCIO DE ÁGUA

A seguir, veja algumas medidas simples para reduzir o consumo de água. O meio ambiente e o seu bolso  (já que economia contribuirá para redução do valor da sua conta de água) agradecem! Pode acreditar!

  • Reduza o tempo do banho: feche o registro enquanto se ensaboa. Além disso, a água do chuveiro (principalmente dos equipamentos a gás – que demoram mais tempo para esquentar) pode ser aproveitada para substituir a descarga do banheiro ou em outras atividades da casa.
  • Feche a torneira: afinal você não precisa de água enquanto escova os dentes, faz a barba ou ensaboa a louça, não é mesmo? Antes de lavar a louça, limpe bem o resto da comida de pratos e panelas.
  • Conserte os vazamentos: uma torneira gotejando desperdiça 1.380 litros por mês. Deu para perceber o tamanho do prejuízo deste pequeno vazamento no seu bolso no final do mês?
  • Não use o vaso sanitário como lixeira: isso contribui com o aumento da pressão da água na hora da descarga. Jogue o papel higiênico e a bituca de cigarro no lixo.
  • Lavar roupa: use a máquina de lavar roupa apenas quando estiver na capacidade total.  Por isso, tente juntar o máximo de roupa possível. Você vai economizar o seu tempo e os gastos com energia elétrica, água e produtos de limpeza.
  • No quintal: não use mangueira para limpar o quintal, a calçada ou a varanda da sua casa.  Adote a boa e velha vassoura ou reutilize a água de lavagem da roupa.
  • Lavar o carro: não use a mangueira, prefira o balde. Eu, por exemplo, estou contanto com a água da chuva para deixar o meu carro (carinhosamente apelidado de Way) limpo durante o período da estiagem. #ficaadica.
  • Plantas: use regador para molhar as plantas

Espero que vocês tenham gostado das dicas.

Beijos

Pin It

Speak Your Mind

*