Saúde

Páscoa: conheça os benefícios do chocolate para a saúde

Para os apaixonados por chocolate, a Páscoa é um período de grande tentação, principalmente para quem quer seguir a risca dieta. No entanto, com um pouco de informação e uma dose de moderação, dá para aproveitar a data sem culpa, fazendo escolhas mais saudáveis para manter o corpo em forma e a pele bonita, pelo menos esta é a opinião da nutricionista Letícia Possebon, da Pró-Corpo Estética Avançada.

DIAS ESTILOSOS_ PÁSCOA_ TIPOS DE CHOCOLATEOpções não faltam no mercado, mas você sabe quais são os benefícios de cada tipo de chocolate? Então, antes de abrir o seu ovo de Páscoa leia essas dicas:

  • Chocolate ao leite – O consumo do chocolate ao leite aumenta os níveis de serotonina, substância que pode melhorar o humor. Também contém cafeína, que age no sistema nervoso autônomo como estimulante, produzindo sensação de energia e disposição. Apesar disso, o chocolate ao leite contém alta carga de gorduras saturadas e açúcar, que aumentam a glicose sanguínea e a oleosidade da pele.
  • Chocolate meio amargo e amargo – Quanto maior a porcentagem de cacau, maiores os benefícios para a saúde. O cacau é um poderoso antioxidante, que ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, protege o cérebro e pode contribuir para reduzir o colesterol ruim e a pressão arterial. Deixa a pele mais saudável e retarda seu envelhecimento. Como na maioria das vezes não possui leite, ele tem menos açúcar e menos gordura.
  • Chocolate branco– Não é constituído de cacau, mas de manteiga de cacau. Por isso, os benefícios trazidos pelo fruto não são aproveitados. É rico em açúcar, gordura saturada e leite, da mesma forma que o chocolate ao leite. Esta é a opção menos indicada para o consumo.
  • Chocolate com castanha ou amêndoas – Castanhas e amêndoas são ricas em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo. Entretanto, seu consumo deve ser moderado, pois esses frutos são altamente calóricos.
  • Chocolate de soja– Com poder antioxidante, contém bastante proteína e é recomendado para quem tem intolerância à lactose. Possui baixo teor de sódio.
  • Chocolate de Whey Protein – Cada porção deste chocolate contém quatro vezes mais proteínas do que um chocolate amargo. Elaborado com proteína do soro do leite e também com um pouco de proteína isolada de soja, é recomendado para praticantes de atividades físicas.
  • Chocolate de Alfarroba– Por possuir características similares ao cacau, a alfarroba passou a ser utilizada como uma alternativa aos intolerantes ao fruto. O alimento é rico em vitaminas B1 e B2, responsáveis por melhorar o funcionamento do sistema nervoso, dos músculos, do coração e do raciocínio. Além disso, possui nutrientes que ajudam no funcionamento do intestino.
  • Chocolate Diet – Indicado para diabéticos, por não possuir açúcar na composição. Entretanto, possui maior teor de gordura e, consequentemente, mais calorias do que o chocolate normal.
  • Light- Geralmente, o chocolate light possui redução na quantidade de um de seus componentes ou até mesmo de valor energético. Vale a pena ler a embalagem com atenção.

DIAS ESTILOSOS_ PÁSCOA_ TIPOS DE CHOCOLATE1

Viu, não precisa passar vontade na páscoa! Então se ‘joga’ no chocolate (com moderação) !

Beijos

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