Automóvel

Dias de volante: Ford lança nova câmera com visão 180 graus para eliminar os pontos cegos

Tecnologias automobilistas que facilitem a vida do motorista. Quem não gosta? Eu, por exemplo, sou péssima com estacionamentos e a câmera de ré tem sido uma grande ‘amiga’ na hora de fazer a baliza.  E para ajudar a vida de tantos outros motoristas, a Ford acabada de apresentar o novo sistema ‘Front Split View Camera’, uma tecnologia que permite ao motorista uma visão de 180 graus da frente do carro, eliminando, com isso, os pontos cegos.

CâmeraVisãoDianteira

De acordo com o fabricante, o sistema antecipadamente a aproximação de veículos, pedestres ou ciclistas, reduzindo o estresse e a possibilidade de acidentes nos cruzamentos. Veja como funciona:

Dados do projeto SafetyNet do Observatório Europeu de Segurança nas Estradas mostram que cerca de 19% dos motoristas envolvidos em acidentes nos cruzamentos sofreram obstrução de visão. Segundo o Departamento de Transporte do Reino Unido, a visão limitada por fatores externos contribuiu para 11% dos acidentes de trânsito em 2013.

A tecnologia – pioneira no segmento automotivo – é ativada por um botão. A câmera de 1 megapixel na grade dianteira dá ao motorista uma visão em tempo real de 180 graus – tanto à esquerda como à direita – na tela colorida de 8 polegadas do painel. O motorista pode ver usuários que se aproximam de ambos os lados da pista e passam na frente do veículo. A câmera com apenas 33 milímetros de largura é limpa por um lavador retrátil, acionado automaticamente quando o limpador do para-brisa é ativado.

A empresa ainda não tem previsão de quando o produto chegará por aqui. E viva a tecnologia!

Beijos

Pin It

Speak Your Mind

*