Saúde

Fitness: Dicas para corredores iniciantes

O verão está chegando! E se você deseja perder uns quilinhos; é uma pessoa competitiva e muito ansiosa; que tal adotar a corrida como prática esportiva?

Há pouco mais de um ano, se alguém me dissesse que eu (euzinha) correria por livre e espontânea vontade 5 km três vezes por semana e iria adorar esta experiência, eu juro que daria risada na cara desta pessoa. =)

Mas, a vida é surpreendente! Após uma forte decepção, ela me deu a corrida de presente a corrida! Como sou  uma pessoa muito competitiva incorporei com agilidade a corrida na minha rotina de exercícios!  E o que ela me ensinou? a arte da paciência!

Desde o ano passado já participei de seis corridas e até o final do ano devo participar de mais quatro. Vejam as fotos!

Dias Estilosos_Dicas para corredores iniciantes

Depois desta montagem percebi uma coisa: preciso mudar a pose da foto. O dedinho em formato de V já deu, não é? =)

Se você  também quiser testar os seus limites, mas não sabe por onde começar então veja estas dicas:

  • Avaliação física: antes de iniciar qualquer prática esportiva – seja ela corrida, musculação, natação ou afins – é fundamental consultar um médico, que auxiliará na escolha do exercício mais adequado as suas necessidades e gostos pessoais.
  • Respeite os seus limites: não estabeleça como meta correr 5 km em 30 minutos no primeiro dia! Dificilmente isso vai acontecer!
    Respeite o seu corpo. Comece intercalando caminhada com alguns minutos de corrida leve. E com o passar do tempo intensifique o treino.
  • Alimentação: Essa história de fazer exercício em jejum ajuda a emagrecer é tudo balela! Por isso faça uma refeição leve antes do treino, comer demais atrapalha! Digo isso por experiência própria!
  • Com que roupa eu vou?  Pode parecer bobagem, mas a escolha da vestimenta é fundamental durante os treinos. Escolha um tênis indicado para corrida (no mercado existem calçados dos mais variados valores), já que este tipo de calçado conta com amortecedores que reduzem o impacto da ‘pisada’ – principalmente nos tornozelos e joelhos -, evitando lesões. Prefira roupas leves como: camisetas, top, shortinho/saia, shorts e meais. Para treinos ao ar livre é recomendado o uso de viseira/boné e óculos escuro. E é claro não se esqueça de usar o protetor solar. Outro equipamento que eu não abro mão é de fone de ouvido e do celular para escutar uma boa música, principalmente no dia das provas! O monitor cardíaco também é indicado.

As corridas de rua são ótimas! Além de motivar os treinos, as provas ajudam a testar os nossos limites. A energia – durante  o pré e pós-prova – é maravilhosa (e se você esta solteira encontrará muita gente bonita, viu! #ficaadica)!

Eu recomendo! A única coisa que desestimula é o custo destas provas, em média R$ 80 (o primeiro lote!). Poderia ser mais barato, né? =(

Beijos

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  1. […] dias encontrei um infográfico com informações valiosas para os corredores de primeira viagem. As dicas são direcionadas para os corredores de 5 km, mas podem ser utilizada também por quem […]

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