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Alimentação: O pão de forma mais indicado para você

Seja no café da manhã ou no lanche da tarde, o pão é um dos poucos alimentos que está presente na mesa da maioria dos brasileiros.

Fonte de fibra, proteína e carboidrato, o pão (além de gostoso) fornece energia para que o corpo realize as atividades cotidianas. E opções não faltam no mercado! Ainda mais quando o tipo de pão escolhido é o de forma, disponível em várias versões, desde o caseiro até o integral ou com grãos. E a escolha do pão correta pode ser decisiva para o sucesso da sua dieta.

dias estilosos_tipos de pães indicados para alimentação_dieta

Para facilitar a sua vida, a seguir veja a lista com alguns tipos de pães, disponíveis no supermercado, com as principais características e benefícios.

  • Integral: Rico em fibras, ferro, potássio, zinco e vitaminas A, B1 e B3, o pão integral é produzido com gérmen de trigo e ajuda no controle do colesterol, contribuindo com a flora intestinal.
  • Preto: Confeccionado com farinha integral e açúcar mascavo (ou caramelo), o pão não é indicado para quem está dieta ou tem diabete.
  • Integral com linhaça: Fonte de ômega 3 e 6, o produto conta com componentes que auxiliam no combate as doenças cardiovasculares e hipertensão, melhorando a circulação  sanguínea e reduzindo a taxa de colesterol. Além disso, a linhaça possui substâncias – que, segundo estudos – previnem o câncer de mama e auxilia na menopausa.  Uma opção e tanto não é mesmo, mulheres?
  • Integral com quinua: Rico em fibras e vitaminas do complexo B, a quinua ajuda na renovação celular e no sistema de defesa do organismo. Por isso, o alimento é bastante indicado para quem pratica atividades físicas.
  • Integral com oleaginosas: Na minha opinião, o mais gostoso! Rico em vitaminas do complexo B este pão atua no sistema neurológico e tem ação antioxidante, graças ao acréscimo de nozes, amêndoas, castanhas e outras oleaginosas. Ajuda na redução do estresse e do nível do colesterol, logo um aliado da dieta.  
  • Light: Indicado para quem está de dieta, diabético ou hipertenso. Dê preferência aos produtos a base de farinha integral.  
  • 7 grãos: Recomendado para todo tipo de pessoa, graças a quantidade elevada de nutrientes , fibras, proteínas, carboidratos e ômega 3. Cada fatia possui, em média, 50 calorias.
  • 12 grãos: Com ainda mais grãos, o alimento auxilia no funcionamento do intestino e traz maior sensação de saciedade, além de ajudar na redução do colesterol e no diabetes.

Gente, até escrever este post não fazia ideia das particularidades de cada pão. Muito pelo contrário. Olhava apenas as calorias! Agora já percebi que o pão mais indicado para atingir os meus objetivos (emagrecer, é claro), no caso o integral com oleaginosas.

E vocês. O que acharam?

Beijos

Fonte: Revista Pense Leve
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