Saúde

Campanha Câncer de Mama no Alvo da Moda coloca celebridades de frente com a doença

Todos os anos, mais de 12 mil mulheres perdem a vida vítimas do câncer de mama no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), está é a principal causa de morte da população feminina em todo o mundo. Chocante, não? Mas, a boa notícia é que quando diagnosticado no inicio, a doença tem 90% de chances de cura.

Dados como este mostram a importância do Outubro Rosa, campanhas de prevenção e projetos que apoiam mulher durante o tratamento desta doença. Mostrando que, mesmo com possíveis sequelas, o câncer de mama pode ser vencido.

Com este propósito, a campanha a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), convidou celebridades – como Rafael Cardoso, Wanessa Camargo, Isabel Salgado, Flavio Canto, Vanessa Gerbelli, Miá Melo, Sheron Menezes, Luciano, Tande e Marcos Pasquim – que além o ensaio fotográfico, participaram de um vídeo onde contam como tiveram contato com a doença. Mas, o que eles não sabem é que a diretora Meran Vargens, venceu a doença. No final da conversa, Vargens tirou a camiseta e cada um teve uma reação diante dela. Por fim, ela clicou novamente os famosos, um a um. Vejam:

Segundo a diretora, o objetivo era conseguir um retrato de quem fica frente a frente com o câncer de mama. Vejam o resultado:

campanha cancer de mama no auge da moda4

Achei a ideia fantástica e fiquei muito emocionada após assistir o vídeo. Muitas vezes esquecemos a nossa condição de ‘seres humanos’ e com a ilusão (quase infantil) de que coisas ruinas não acontecem conosco, apenas com os outros.

E lembrei que a última vez que fiz o autoexame na mama – uma coisa que dura pouco mais de 15 minutos – foi há exatamente um ano, quando escrevi o post sobre o movimento Outubro Rosa.  Agora me fala, não é muito descaso? A gente se preocupa com moda, make, beleza, regime e com a saúde?

Tudo bem que faço anualmente o meu check-up ginecológico, mas não custa nada lembrar as mulheres da minha vida e também a mim mesma da importância do autoexame não só em outubro, mas nos outros 11 meses do ano! Vejam o infográfico com orientações sobre o autoexame:

autoexame

Com saúde não se brinca, por isso observe o seu corpo e de realizar os exames ginecológicos periodicamente.

Beijos

Pin It

Speak Your Mind

*