Automóvel

Dias de volenta: Prepare o seu carro para as férias de final de ano

Fim de ano é sinônimo de férias, momento em que as pessoas aproveitam para viajar e descansar. Mas, antes de colocar o pé na estrada é fundamental fazer um checkup no carro, para garantir uma viagem segura e tranquila para você e sua família.

Para ajudar nesta empreitada, o chefe de Engenharia da Ford América do Sul, João Filho, que indica os itens que não podem faltar nessa revisão. Vejam:

DIAS ESTILOSOS_REVISÃO DE CARRO_VIAGEM DE FINAL DE ANO

  • Revisões periódicas: mantê-las em dia é a melhor maneira de assegurar que não aconteçam imprevistos durante a viagem. As revisões devem acontecer a cada seis meses. No caso de carro zero, a primeira revisão deve ser feita quando atingir 5 mil km. Após esse período, as revisões devem ser feitas anualmente ou a cada 10 mil km, podendo variar de acordo com o modelo do carro.
  • Fluidos: é preciso checar a qualidade e quantidade dos fluidos necessários ao bom funcionamento do carro. São eles: água do limpador de para-brisa, óleo do motor, fluido de freio e líquido de arrefecimento (também conhecido como a água do radiador). O ideal é que essa verificação aconteça com o carro frio, pois, quando ligado, o líquido presente no radiador muda de densidade e aparenta ter um volume maior que o real. Além disso, o líquido aquecido produz vapores que podem causar queimaduras. O fluido da direção hidráulica também deve ser verificado a cada 100 mil quilômetros.
  • Palhetas do para-brisa: item indispensável para assegurar a visão do motorista ao dirigir em condições adversas, com chuva, por exemplo. Com o tempo, as palhetas ficam gastas e devem ser substituídas.
  • Luzes: verifique o funcionamento de todas as luzes disponíveis no veículo, como lanterna, farol baixo, farol alto, farol de neblina dianteiro, guia de led, pisca alerta e luzes de freio. Em alguns casos, certificar-se também sobre o acendimento automático. Estes dispositivos são fundamentais para locomoção no trânsito, além de servir de sinalização para motoristas e pedestres.
  • Pneus: calibre os pneus com regularidade. Isso proporciona direção mais leve e melhor estabilidade e eficiência do carro, menor consumo de combustível e redução de emissão de gases nocivos na atmosfera. Cada carro possui uma calibragem ideal que pode ser verificada no manual do produto. Veja aqui a calibragem indicada para o seu veículo
  • Estepe: item obrigatório. Motoristas que transitam sem estepe podem receber uma multa no valor R$ 127,69 e cinco pontos na carteira. E em tempos de crise ninguém quer mais uma despesa, não é mesmo? Além disso, não se esqueça de calibrar o estepe.
  • Macaco, chave de rodas, gancho de reboque, triângulo e chave de porca: Estas ferramentas são importantes para troca do pneu, caso seja necessário.  Normalmente, estes itens ficam no compartimento da bagagem, sob a cobertura do assoalho (pelo menos no caso do meu carro).

Agora ficou mais fácil procurar o mecânico para checar se está tudo ok com o seu carro antes de pegar a estrada.

O que vocês acharam?

Beijos

Pin It

Speak Your Mind

*