Variados

Especial Carnaval: Folia no Rio de Janeiro

Ó abre alas, que eu quero passar! Ó abre alas, que eu quero passar!  Sinônimo de festa e euforia, o Carnaval é um dos feriados nacionais mais queridos dos brasileiros. Eu AMO carnaval, mas sei que tem muita gente que detesta.

Então nada melhor do que opções de passeios para os foliões e também para quem deseja aproveitar o feriado (que serão escassos este ano) para relaxar. E se você não tem roteiro definido, seus problemas acabaram. O site ViajaNet elaborou um roteiro para várias cidades do País. E como não podia ser diferente, o Dias Estilosos publicará um roteiro por dia, começando pelo Rio de Janeiro.

Hospedagem

Para quem procura se hospedar em meio à folia, os bairros mais agitados do Rio de Janeiro estão localizados na Zona Sul, onde encontram-se Copacabana, Ipanema e Leblon. Porém, Botafogo, Lapa e Flamengo são lugares mais baratos e têm acesso fácil a estas outras regiões.


Blocos de Rua

Os foliões já estão brincando carnaval nas ruas da cidade maravilhosa desde o inicio de janeiro.  E durante o feriado desfilam dezenas de blocos pela cidade. Entre os mais famosos está O Carmelitas, de Santa Teresa, que sairá todos os dias do feriado, até às 23 horas.

Entre os blocos que mais fazem sucesso estão o Cordão do Bola Preta (um dos melhores blocos de carnaval que eu já participei), Suvaco do Cristo, Simpatia é Quase Amor (ótimo, também!), Banda de Ipanema, Mulheres de Chico e Sargento Pimenta. Veja a programação completa aqui 

SARGENTO PIMENTA_DIVULGAÇÃO

Bloco Sargente Pimenta. Divulgação


Bailes de Carnaval

Os bailes mais frequentados pelos foliões são: o Baile Mágico, que acontece no Hotel Copacabana Palace; o Gala Gay, o Cordão do Bola Preta, no Scala Rio, e o famoso Baile de Carnaval da Mangueira, uma das principais escolas de samba da cidade.

Toda vez que escuto (ou leio) a palavra Baile de Carnaval me bate uma nostalgia. Imagino as mulheres há uns 50 anos atrás com suas máscaras, bailando pelos salões. Confesso que nunca tive interesse em participar de um baile, prefiro carnaval de rua mesmo. Quem sabe um dia?

Desfile das Escolas de Samba

Os desfiles das escolas de Samba do Grupo Especial serão no domingo (14) e segunda (15), na Marquês de Sapucaí. Vale a pena assistir. Diferente do que passa na televisão (imagens de mulheres seminuas nas mais variadas posições) os desfiles são lindos.

Você acaba torcendo por todas as escolas porque percebe o amor dos integrantes de cada comunidade que deram o suor para confeccionar os carros e fantasias.  Saiba mais sobre a ordem do desfile e a venda dos ingressos aqui.

escola-de-samba-Imperatriz-Leopoldinense-carnaval-Rio-de-Janeiro2014030400011

Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro: Imperatriz Leopoldinense. Foto: Marco Antonio Cavalcante/ Riotur


Baladas e bares

Nas noites de Carnaval, as baladas e os bares do Rio de Janeiro também abrem as portas para os turistas com festas à fantasia e temáticas. Os espaços reúnem baterias de escolas de samba e cantores para que a festa continue para os foliões, como acontecerá no Lapa 40º, que funcionará durante todo o feriado


Pontos turísticos

Viajar para a Cidade Maravilhosa e não conhecer os principais pontos turísticos é impossível. Mesmo durante o Carnaval, os mirantes ficarão abertos para visitação, assim como o Corcovado, o bondinho do Pão de Açúcar, entre outros locais clássicos do turismo.  Mais informações, clique aqui

cristo_redentor_-_rio_de_janeiro


Agora, se você que fugir da folia

  • A cidade histórica de Paraty (a 157,73 km do Rio de Janeiro) é uma opção para quem deseja aproveitar, de forma tranquila, o feriado, ou viajar com a família.
  • A região de Itatiaia, que abrange Penedo, Visconde de Mauá, Maringá e Maromba, também é uma opção para fugir da folia da capital carioca. O local é conhecido pelo ecoturismo, com poços, cachoeiras, montanhas, mirantes, trilhas e uma vasta diversidade para quem ama a natureza.
  • A Ilha de Paquetá, que fica no coração da Baía de Guanabara, oferece mais tranquilidade aos seus visitantes. Turística, ela possui pequenas praias que não são muito frequentadas pelos viajantes e, como o acesso é feito por meio de uma barca, é um local calmo e relaxante.

Opções não faltam, não é mesmo?

O nosso próximo destino é  São Paulo!

Beijos

Pin It

Speak Your Mind

*