Automóvel

Dias de volante: Como manter a limpeza do seu carro   

 

Água, balde, sabão, esponja, panos e mãos à obra. Lavar o carro é importante para a conservação do veículo e, para alguns, um momento de diversão, principalmente na infância, quando ajudávamos os nossos pais ou tios a lavar os seus respectivos carros aos domingos.

limpeza-de-carro

Hoje em dia poucas pessoas optam por lavar os seus possantes em casa, preferem leva-los ao lava-rápido, por ser mais cômodo e rápido. Mas, caso você queria limpar o seu veículo em casa, qual é a forma correta? Que tipo de produto é o mais indicado? De acordo com os especialistas da Ford, produtos específicos para limpeza e conservação dos automóveis são os mais recomendáveis. Além disso, é preciso ter cuidado com o uso de certos produtos caseiros de limpeza porque podem danificar a tinta ou tirar a cera da lataria. Evitar a luz solar direta também evita a secagem do veículo prematuramente, manchando a pintura. Embora não seja uma ciência, é bom seguir algumas instruções para ter um carro sempre limpo e cheiroso, conforme mostram as dicas abaixo:

  • A água e o sabão apropriado devem ser colocados no balde nas quantidades especificadas na embalagem. Molhe todo o veículo utilizando uma mangueira com parcimônia ou, preferencialmente, com um balde de água. Não use jatos fortes, que podem espalhar areia sobre a pintura e riscá-la. Comece a lavar o carro pelo teto e sempre tire a sujeira do pano ou da esponja em um balde com água limpa.
  • A parte inferior do veículo e as rodas são os mais sujos e que contêm mais graxa. Deixe-os para lavar por último com um pano e uma escova fina para a limpeza das aberturas das rodas. Nas partes laterais do pneu deve-se usar uma escova plástica.
  • Use o tipo correto de limpa-vidros. Fique longe de produtos com amônia, que é conhecida por ressecar muitos dos materiais usados no interior dos veículos. Evite usar movimentos circulares quando estiver limpando o vidro, pois eles podem causar riscos. Movimentos verticais e horizontais são os mais indicados.

vidros

  • Limpar o carro pode demorar um pouco. E esse processo pode ser ainda maior caso o serviço nas janelas tenha que ser repetido. Deixe para limpá-las no final.
  • Na parte interna, os carpetes devem ser limpos profundamente. Aspirar é uma boa maneira de tirar os resíduos do carro, mas, além disso, é preciso de um produto específico para tirar o limo e a sujeira. Esfregue para tirar resíduos de gordura. Uma escova macia e o produto correto podem fazer os carpetes velhos ficarem como novos. Não esfregue de maneira muito rígida, pois isso pode danificar as fibras do material.
  • Remova toda a sujeira possível com um aspirador. Sempre aspire o chão do veículo antes de limpar o estofamento. Retire toda a sujeira antes de passar produtos de limpeza líquidos
  • Produtos para limpar o couro ou o tecido dos bancos e uma escova macia são a solução para fazer o estofado parecer novo. Sempre teste em uma área pequena para verificar se o estofamento permanecerá intacto antes de limpá-lo completamente.
  • Para evitar os efeitos da maresia, verifique se os terminais de bateria, conectores elétricos e filtros de ar estão sujos de água e areia. Após períodos mais longos no litoral, é aconselhável que o veículo passe por uma lavagem especial. Neste caso, fique atento aos produtos de limpeza que serão utilizados – eles devem ser neutros para que não danifiquem a proteção da pintura, das borrachas e dos componentes elétricos.

Outra dica primordial é não deixar a torneira aberta e se utilizar mangueira opte pela que tem jato direcional e alavanca, que interrompe o fluxo de água, para não desperdiçar esse bem precioso.

Viu, como é facil manter o carro limpo?

Beijos

Pin It

Speak Your Mind

*