Leitura

Resenha: Livro “Pega lá uma chave de fenda”

Lembro como se fosse hoje a primeira vez que li um texto da Ruth Manus, na coluna do Estadão. O ano era 2014, período onde amargava as dores do fim de um relacionamento (que estava longe de ser bom, mas não vem ao caso), quando uma amiga me apresentou um texto do blog ‘ Retratos e relatos do cotidiano’, publicada no Estadão. O nome do texto? ‘A incrível geração de mulheres que foi criada para ser tudo o que um homem NÃO quer’’.  Cada palavra foi decisiva para me livrar do peso que carregava há meses por não ter sido a famosa ‘Amélia’, como desejava o meu antigo par.

E desde então aguardo toda as quartas-feiras por um novo texto. Boa parte deles traduzem o meu estado de espírito. E, como não podia ser diferente, este ‘encantamento’ se estendeu ao livro ‘Pega lá uma chave de fenda’, da Ruth Manus.

Dias Estilosos_ Dias de Leitura_Pega lá a chave de fenda_Ruth ManusO livro reúne 50 textos inéditos que exaltam o amor, nas suas mais variadas formas.  Os contos, leves e bem-humorados, retratam situações corriqueiras que, certamente, fazem com que os leitores sintam-se protagonistas de muitas histórias.

Para facilitar a leitura, os textos são agrupados em dez capítulos que abordam o amor nos relacionamentos; o amor na família; o amor-próprio; o amor pela comida; o amor pelos objetos, entre outros. O prefácio foi escrito pelo humorista e escritor, Gregorio Duvivier.

Dias Estilosos_ Dias de Leitura_Pega lá a chave de fenda_Ruth Manus3Outra coisa que me agradou muito durante a leitura foi a diagramação do livro e, também, a escolha das fontes. Adoro fontes de letras cursivas fofas (ainda mais hoje em dia, que escrevemos tão pouco).  Recordei dos meus cadernos de escola, das poesias escritas nas últimas folhas e versinhos para os meus amores platônicos que, é claro, nunca foram enviados!

Dias Estilosos_ Dias de Leitura_Pega lá a chave de fenda_Ruth Manus2Dias Estilosos_ Dias de Leitura_Pega lá a chave de fenda_Ruth Manus4Uma grata surpresa (pelo menos para mim) foi ler a versão B de um texto muito famoso da Ruth Manus ‘Oi ex, como vai?’. Afinal, quem nunca desejou dar uma passagem só de ida para Marte para aquele ex-namorado cretino que te sacaneou por algum tempo?

D-E-L-I-R-E-I com cada palavrinha! hehehe

Dias Estilosos_ Dias de Leitura_Pega lá a chave de fenda_Ruth Manus1Se você gosta de ler e acredita no amor, ou está um pouco descrente após algumas cabaçadas na vida, eu recomendo este livro! Os textos são leves e enchem os nossos corações de alegria e, também, de fé. Fé no amor, na vida e no que estar por vir!

Agora a melhor parte: o livro além de ser bom tem um preço muito acessível de R$ 12,90, o digital (na livraria Cultura) e R$ 19,60, impresso (Saraiva).

Beijos

 

Pin It

Speak Your Mind

*