Saúde

Saúde: 5 sinais de que você precisa praticar exercícios físicos

Quando o assunto é exercício físico, muita gente torce o nariz. Mas, engana-se quem acha que a prática esportiva está relacionada apenas a perda de peso e corpos esculpidos.  Muito pelo contrário! Ele é um excelente antídoto para o stress.

Dias Estilosos_ Saúde_ Exercicios FísicosSegundo preparador físico, Vinícius Possebon – criador do Programa “Queima de 48 Horas “- você não precisa passar horas e horas na academia: “Treinos de 5 a 15 minutos são suficientes para tirar uma pessoa do sedentarismo”, enfatiza.

E com o sedentarismo não se brinca! Uma pesquisa publicada pela revista científica Lancet destacou que as pessoas que passam 8 horas por dia sentadas – e não praticam atividades físicas – aumentam em 60% o risco de morte prematura.

A seguir, Possebon elaborou uma lista com cinco sinais que comprovam que a falta de exercício físicos pode estar comprometendo a sua saúde. Vejam:

 

  • Cansaço no fim do dia

Um dos sinais mais claros de sedentarismo é o cansaço extremo no fim do dia. “As pessoas que não praticam atividades físicas acabam se sentindo muito mais cansadas ao fim de um dia de trabalho”, explica Possebon. “Ao se exercitar, o seu corpo fica muito mais disposto e você não termina o dia com aquela sensação de que um caminhão passou por cima de você”.

  • Stress diário

A prática de exercícios faz com que o corpo produza mais serotonina e endorfina, entre outros hormônios que trazem a sensação de bem-estar. “Quem está sempre nervoso ou bravo com as tarefas do dia a dia e não faz atividades físicas, com certeza vai se sentir melhor após começar”, alerta.

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  • Sobrepeso

Característica mais óbvia dos sedentários, o excesso de peso também pode trazer outros problemas de saúde além da estética. “Pessoas acima do peso ou obesas têm muito mais chances de ter problemas cardíacos e de circulação, entre muitas outras doenças”, alerta o preparador físico, cujo programa promove o emagrecimento de, em média, 1 a 3kg em até 10 dias.

 

  • Falta de fôlego em atividades simples

Outro importante indício de que o corpo precisa fazer atividades físicas é a falta de fôlego com pequenos esforços. “Se você fica ofegante ao subir um ou dois lances de escada, ou depois de correr por menos de 10 metros para pegar o ônibus, isso indica que seu corpo precisa de mais resistência”, sugere Possebon.

 

  • Sono leve ou noites mal dormidas

Por fim, o preparador físico destaca que as atividades físicas ajudam as pessoas a terem mais qualidade de sono. “Se você dorme mal e quando acorda já está cansado, a prática de exercícios pode ser a melhor solução para melhores noites de sono, e por consequência, mais qualidade de vida”, conclui.

Se você disse SIM para um ou mais itens desta lista, procure praticar uma atividade esportiva. Eu sei que você pode estar pensando: ‘Ah, se eu tivesse um pouco mais de tempo dormiria ou faria uma coisa mais legal do que academia’. Mas você pode fazer tudo isso, sem gasta tanto tempo do seu dia. Um exemplo? Que tal descer um ponto antes do seu local de trabalho ou da sua casa. Ou então, deixei o elevador de lado, suba de escada!

No final de semana, esqueça o carro na garagem e faça uma caminha com a família ou sozinho, ouvindo uma boa música. Os primeiros dias não são fáceis. O corpo dói e a preguiça bate, mas, com o passar das semanas você já estará adaptado 🙂

O que vocês acharam?

Beijos

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