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Saúde:  Você exagera na dose do açúcar?

Ela está presente na nossa alimentação. Seja no cafezinho pela manhã, ou naquele bolo com gosto de casa da vó sem esquecer, é claro, daquele chocolate ou sobremesa deliciosa após o almoço. Capaz de deixar a vida mais doce e aliviar a tensão, quando consumido em excesso o açúcar pode ser um grande inimigo para a nossa saúde.

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Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão diária de açúcar deve ser, no máximo, de 10% do total de calorias diárias, o equivalente a 50 gramas (o correspondente a três colheres de sopa de açúcar/dia). Este cálculo inclui o açúcar presente em todos os alimentos.  E como não podia ser diferente, nós ultrapassamos (e muito) o consumo indicado de açúcar por dia. De acordo com o Embrapa, o brasileiro consome, em média, 150 gramas de açúcar por dia, enquanto a média mundial é de 57 gramas.

A seguir, veja um infográfico produzido pela equipe do portal G1 – com dados do Ambulatório de Nutrição da Divisão de Nutrição e Dietética da FMUSP – que mostra a quantidade de açúcar (em colheres de sopa) em alimentos frequentes na mesa dos brasileiros

Dias Estilosos_Quantidade de Açúcar nos AlimentosE como não podia ser diferente, todo este excesso desencadeia o surgimento de doenças como diabetes, aumento dos índices de triglicérides, obesidade e até o entupimento das artérias.  O excesso de açúcar é prejudicial, mas não quer dizer que você precisa eliminar este bom amigo da sua alimentação. O importante é saber dosar. A escolha do tipo de açúcar que você coloca à mesa também pode ser um grande aliado nesta batalha. Uma dica importante: quanto menos etapas de produção e refinamento o produto for submetido, mas saudável ele é.

A seguir, conheça alguns tipos de açúcar disponíveis no mercado e a diferença entre eles:

Dias Estilosos_Tipo de Açúcar_Açúcar de CocoExtraído das flores da palma de coco, o açúcar de coco tem o menor índice glicêmico. Quando consumido, o produto é absorvido lentamente pelo corpo, o que evita picos de insulina. Além disso, o açúcar de coco tem boas quantidades de magnésio, zinco, ferro e potássio. Pode ser utilizado para adoçar sucos e chás, mas é uma ótima opção para bolos, doces e tortas em geral. O uso para diabéticos, desde que em pequenas doses.

 

Dias Estilosos_Tipo de Açúcar_Açúcar CristalO produto passa por todos os processos de fabricação do açúcar, inclusive o processo de branqueamento, que inclui uma série de aditivos químicos, que resultam em uma perda considerável de vitaminas e minerais. Por isso não é um dos mais saudáveis (só ganha do açúcar refinado). Ele é muito utilizado para adoçar bebidas e na decoração de pães e docinhos de festa. Hummmmm!

 

 

Dias Estilosos_Tipo de Açúcar_Açúcar Demerara Sofre processo de industrialização, mas não passa pela fase de clareamento. A diferença do açúcar demerara para o mascavo, é que o primeiro passa por uma etapa de refinamento bem leve e sem adição de produtos químicos.  Com isso, o produto conserva todos nutrientes presentes no melaço de cana. Pode ser utilizado para o preparo de alimentos e também para adoçar bebidas, mas tenha paciência: o produto demora a dissolver, por isso, não exagere na dose (dica de quem já fez isso e tomou o suco mais doce da sua vida!)

 

Encontrado nas frutas, a frutose ganha cada vez mais espaço nas receitas de doces, tortas e molhos. Apesar de ser um adoçante natural não deve ser consumido de forma excessiva, já que pode elevar os índices de triglicérides no organismo.

 

 

 

 

Dias Estilosos_Tipo de Açúcar_Açúcar LightÉ uma mistura de sacarose com adoçante. Adoça quatro vezes mais do que o açúcar comum e tem menos calorias, sendo uma ótima opção para quem está fazendo dieta. Este produto não é recomendado para diabéticos.

 

 

 

Dias Estilosos_Tipo de Açúcar_ Açúcar Mascavo

Seu processo de fabricação é muito parecido com o do demerara. O produto é rico em cálcio, ferro, potássio e magnésio. O sabor lembra o de uma rapadura. Outra característica é a coloração escura e a textura úmida. Este produto não é recomendado para diabéticos.

 

 

 

Dias Estilosos_Tipo de Açúcar_Açúcar OrgânicoSem adição de agrotóxicos e elementos artificiais, o açúcar orgânico mantém os nutrientes. Além de ser uma excelente opção para substituir o açúcar refinado, já que a proporção para adoçar (um suco ou alimento) é a mesma do açúcar branco.

 

 

 

Dias Estilosos_Tipos de Açúcar_Açúcar RefinadoPassa por todos processos que envolvem a fabricação do açúcar: purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e secagem. Ele está presente na casa da maioria dos brasileiros, porém o produto é pobre em nutrientes.

 

 

 

Opções não faltam, não é mesmo? Agora basta escolher o produto que seja mais compatível com o seu estilo de vida.

Beijos

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